top of page

 

Generar Palavras

 

19/11/2015

Às 14h na Sala de debates do CCSP

 

A escrita e a imagem recuperação do fragmentário e do escatológico

Atividade integrada ao Festival MixBrasil

 

A proposta é realizar uma atividade de leitura-escrita a partir das questões disparadas pelos filmes assistidos no Festival MixBrasil. Para isso, partiremos de dois dispositivos: por um lado, a escrita por fragmentos; por outro, a recuperação da narrativa por uma reapropriação do escatológico.

 

Primeira parte (1hs20) – Remontagem

 

A partir de trechos das narrativas fragmentárias do escritor mexicano Mario Bellatin, buscaremos pensar o lugar do corte na escrita e dos procedimentos de sutura que permitem organizar novas formas de narratividade. O lugar da doença e do sofrimento em Salão de Beleza e a psique fragmentada em O grande vidro, Lições para uma lebre morta e Flores, entre outras escrituras de Bellatin, servirão para nós como disparadores. Trata-se de abrir um campo problemático para a subjetividade daquelx que escreve por meio do fragmentário.

 

Intervalo (20min)

 

Segunda parte (1hs20) – A recuperação do escatológico

 

Nesse segundo momento, a partir das experimentações da escritora Isadora Krieger, buscaremos a possibilidade de recuperação do escatológico. Trata-se de uma aposta teórica que consiste em dizer que o escatológico, enquanto disruptivo e apocalíptico, ainda está sob o jugo da valoração negativa. A partir da discussão do tratamento que a escritora dá ao tema, veremos como há uma recuperação possível da positividade de outras formas de vida, fazendo com que o excesso não seja mais excessivo, e sim constituidor. Com relação ao fragmentário e ao cinematográfico, faremos nesse processo entrar a discussão do olhar enquanto constituidor de excessos naquilo que se vê ou se pode ver.

 

 

Generar Palavras anterior: 23/09/2015 (A representação da mulher na canção popular brasileira)

Generar Palavras seguinte: 03/12/2015 (Dicionário de verbetes ou construindo um abecedário)

Voltar para Generar Palavras

bottom of page