top of page

 

Generar Palavras

 

23/09/2015

Às 14h na Sala da DACE do CCSP

 

A representação da mulher na canção popular brasileira

Atividade integrada à comemoração de 80 anos da Discoteca do CCSP

 

O objetivo dessa atividade é promover conjuntamente uma visita da Discoteca do CCSP e, a partir de canções da música popular brasileira selecionadas nos discos, discutir a representação na mulher na história de nossa música popular.

 

Primeira parte (1h) – Conhecendo a Discoteca

 

Nessa primeira parte, o objetivo será apresentar a Discoteca axs participantes e convidá-lxs a explorá-la, buscando canções que queiram discutir.

 

Intervalo (20min) – opcional

 

Nesse caso, o intervalo será oferecido àquelxs que sentirem a necessidade de fazer uma pausa. Após a exploração da Discoteca iniciaremos nossa atividade de experienciação musical.

 

Segunda parte (1hs40) - A representação da mulher na canção popular brasileira

 

Nesse momento, em conjunto, escolheremos algumas canções para ouvir e discutir tanto a letra quanto aspectos elementares da forma musical. A ideia é debater em que medida padrões composicionais e de letra se repetem na reprodução de modelos estereotipados do que é a mulher e de sua função social. Tentaremos mostrar como tanto na utilização de certos clichês quanto em convenções melódicas, harmônicas e de instrumentação já aparece um modelo do que significa compor tendo a mulher por objeto. Isto significará abrir axs participantes uma possibilidade de escuta que consiste em perceber que a própria forma da canção popular já carrega, para além de seu próprio conteúdo particular, concepções e modelos de estigmatização de gênero.

 

 

Generar Palavras anterior: 19/08/2015 (A escrita da violência)

Generar Palavras seguinte: 19/11/2015 (A escrita e a imagem  recuperação do fragmentário e do escatológico)

Voltar para Generar Palavras

bottom of page